O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, o prefeito de Assaí, Michel Angelo Bomtempo e o deputado licenciado e secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, assinaram nesta quarta-feira (14), convênio de parceria do programa Morar Bem Paraná para a construção de 453 novas moradias no município de Assaí, região Norte do Estado. As casas serão construídas em terrenos da Cohapar e os recursos financeiros, cerca de R$ 26,5 milhões, são oriundos de programas habitacionais geridos pela Caixa Econômica Federal.
Romanelli explica que as moradias serão distribuídas em: 61 casas para famílias com renda de até um salário mínimo, 72 para pessoas com renda de até três salários e as outras 320 para trabalhadores com renda de até seis salários. Ele disse, que o padrão das casas será definido de acordo com a renda mensal de cada pessoa, bem como as parcelas do financiamento.
Chaowiche destacou que a construção das casas, em Assaí, gera muito mais que a realização do sonho das famílias. “A construção civil vai se instalar na cidade e, por consequência, a economia ficará aquecida. E isso traz ganhos para as pequenas empresas, que vendem mais e fazem o município crescer e também para as famílias, que têm vontade de melhorar ainda mais de vida”.
Segundo Romanelli, a Cohapar está em boas mãos. “Estamos vivendo um momento importante com a nova política habitacional do Paraná. O dinamismo e a capacidade de gestão do Mounir são ótimos para o andamento do trabalho na Habitação do estado, destacou. Quando foi presidente da Companhia, entre 1990 a 1993 e 2003 a 2006, Romanelli executou 312 moradias na cidade de Assaí.
O prefeito de Assaí, Michel Angelo Bomtempo, acompanhado do presidente da câmara municipal, Silvio Carlos Guadaguini e dos vereadores, Darlan Araújo e Flávio Amorim, ressaltou que, nos 79 anos de emancipação política da cidade, este é o maior investimento já feito. “Este é o maior e mais importante projeto para o município, que vai movimentar toda a economia e transformar a vida destas pessoas
que aguardam pela casa própria”.
Funcionamento
A Cohapar fica responsável por elaborar e fornecer os projetos urbanísticos e os projetos das moradias, também deve aprovar o loteamento e o registro junto ao cartório de registro de imóveis competente, além de autorizar o município a realizar a licitação para contratar a empresa que executará as obras. A prefeitura fica responsável pelo cadastramento, seleção e classificação das famílias junto com a Caixa Econômica, além de promover a contratação do empreendimento, de acordo com os procedimentos legais.
Prefeito Tuti acompanhado de vereadores no gabinete do Secretário Chaowiche |
Um comentário:
"61 casas para famílias com renda de até um salário mínimo, 72 para pessoas com renda de até três salários e as outras 320 para trabalhadores com renda de até seis salários."
Pessoas que ganham mais de 3 salarios minimos, são capazes de comprar uma casa. Mas o governo tem a capacidade de distribuir 320 casas para pessoas que ganham até 6 salarios. Será que o governo quer que nós que não temos casas, pague aluguel para esses 'sem condições'?
Acho que essas casas deveriam ser para pessoas menos favorecidas.
-só estou espondo minha idéia-
Postar um comentário