quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cornélio Procópio abre sexta-feira a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná

Representantes de dezenove municípios polarizados por Cornélio Procópio iniciam sexta-feira que vem, dia 20, a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, versão 2011. A solenidade de abertura será no ginásio de esportes XV de Fevereiro (Quinzão), a partir das 19h30, com a presença do prefeito em exercício, João Carlos Lima, e do diretor presidente da Fundação de Esportes de Cornélio Procópio (Fecop), Evaldo Ferrari Chagas (Tustão).
Será a 58ª edição desta promoção que deve reunir na cidade mais de 1.200 atletas masculinos e femininos da região divididos nas categorias A e B. “Estamos nos preparando para que esta seja uma das maiores promoções do gênero. Tudo está sendo preparado da melhor maneira possível para garantir sucesso total do evento”, explicou o presidente da Fecop, durante o congresso técnico, realizado dia 16, no Centro Cultural local.
Os jogos começam no dia 20 e vão até o dia 26, com utilização de todos as praças de esporte da cidade, envolvendo as modalidades: basquetebol, vôlei, handebol, futebol de salão, futebol de campo, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Além de Cornélio Procópio, a fase regional, em sua primeira etapa, será realizada em mais 14 núcleos regionais. A segunda etapa será de 3 a 9 de junho, nos 16 núcleos regionais de Educação restantes. A promoção é das secretarias estaduais da Educação e Especial do Esporte, com participação direta das prefeituras.
CALENDÁRIO – Os Jogos Escolares do Paraná, cujas fases intraescolar e municipal se desenvolvem nos 399 municípios, terão a fase regional nos 32 núcleos regionais de Educação, em duas etapas, uma de 20 a 26 de maio e outra, de 3 a 9 de junho. A fase macrorregional, em oito sedes, será de 16 a 21 de junho. E a fase final, em sedes ainda não definidas, será de 2 a 10 de julho. Novamente, na fase final, as modalidades serão agrupadas em determinadas sedes, para se evitar grande aglomeração num só local, tendo em vista que participam mais de 6 mil alunos.
Os classificados no atletismo e vôlei de praia, na fase regional, não participam da fase macrorregional, porque vão direto para a final. As demais modalidades em disputa na regional passam por outra classificatória na macrorregional. Da fase regional para a macrorregional classificam-se apenas os campeões por modalidades, classes (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos) e sexos (feminino e masculino).
Da macro para a final passam os campeões e vice-campeões, somando-se 16 equipes por modalidades, classes e sexos. Vale lembrar que os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final classificam-se automaticamente para a disputa em seu município. Assim, o total de disputantes na fase final nas modalidades coletivas, por exemplo, será de 18 equipes, sendo as 16 classificadas na macro, a campeã do ano passado e a representante da cidade-sede.

Nenhum comentário: